sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Tratamentos estéticos durante a gravidez

Descubra quais tratamentos estéticos você pode ou não fazer durante gravidez



CUIDADOS NA GRAVIDEZ


CasalA gravidez é um momento especial na vida de toda mulher. Geralmente, é quando a futura mamãe se sente mais bonita do que nunca. Mesmo assim, muitas mulheres não deixam de fazer tratamentos estéticos durante esse período. "Mas é preciso ficar atenta, porque alguns tratamentos podem prejudicar o desenvolvimento do bebê. Pintar as unhas é uma coisa, tingir o cabelo é outra", alerta Carla Góes Sallet, especialista em medicina estética, de São Paulo. Para saber o que é permitido ou proibido durante os nove meses da gestação, consultamos profissionais renomadas. As respostas comprovam que, tomando cuidados e tendo a autorização do seu obstetra, é possível, sim, se manter linda durante toda a gravidez.
Confira!



Meu cabelo é crespo e faço escova progressiva a cada três messes. Posso refazer durante a gravidez? 
Nem pensar! Escovas progressivas, permanentes e alisamentos estão terminantemente proibidos, porque contêm amônia. "Depois do parto, esses tratamentos podem voltar a ser realizados. Já foi comprovado que essa substância não passa para o leite", explica Carla.

Meu cabelo cresceu e a raiz já aparece. As tinturas são proibidas na gestação? 
As tinturas tradicionais, à base de amônia, são contraindicadas. A substância pode passar do couro cabeludo para o sangue e intoxicar o feto. "Use tinturas sem amônia, xampus tonalizantes ou henas naturais, que não fazem mal ao bebê", diz Carla Góes Sallet. Mesmo assim, só use-as após o primeiro trimestre, época da formação do feto. Depois, também é permitido fazer reflexos - da metade dos fios para as pontas, para que a tinta não penetre no couro cabeludo.

Estou com 2 meses de gestação e quero saber como evitar o aparecimento de estrias. 
Elas surgem por causa do estiramento da pele, quando as fibras se rompem. "Mantenha a pele bem hidratada. No final do banho, passe óleo de semente de uva ou de amêndoas. Tire o excesso com água e, após se enxugar, passe um hidratante com ureia, vitamina E, lanolina e óleos", ensina a médica dermatologista Shirlei Borelli.

Minha pele encheu de espinhas! O que posso fazer? 
"Calma! A oleosidade da pele diminui no fim da gravidez. No rosto, use sabonete à base de enxofre e produtos indicados para peles oleosas, na forma de gel", diz Shirlei.

Apesar de estar mais farto e brilhante, meu cabelo ficou oleoso depois que engravidei. O que posso fazer? 
"Por causa dos hormônios, muitas mulheres ficam com o cabelo mais bonito durante a gravidez. Para reduzir a oleosidade, use um xampu à base de zinco ou sulfacetamida", explica Shirlei.

Sempre me depilo com cera quente. Posso continuar na gravidez? 
A depilação com cera quente, cera fria ou lâmina está liberada. Apenas o uso de laser não é aconselhado, porque pode manchar a pele. A depilação higiênica também deve ser evitada, porque os pelos da região vaginal formam uma barreira protetora contra bactérias e protegem contra infecções que podem prejudicar o bebê. E evite depilar o buço com a cera quente, para evitar que a região escureça.

Estou cheia de celulite, principalmente nas coxas. Como posso combatê-las?  
A drenagem linfática, feita por um fisioterapeuta, é o método mais indicado. O profissional pressiona e desliza a mão por todo o corpo, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos. Assim, as toxinas são eliminadas pela urina. "E fuja de aparelhos elétricos", alerta Shirlei.

Minhas pernas estão cheias de vasinhos. O que posso fazer? 
Você pode consultar um médico vascular e tratá-los com a escleroterapia, que deve ser feita com a glicose hipertônica. As outras substâncias são desaconselháveis.

Durante a gravidez posso fazer peeling?  
Só o médico pode autorizar. Ele vai avaliar seu tipo de pele e a necessidade ou não do tratamento. E tome cuidado, pois em peles morenas o peeling profundo pode agravar a mancha

Nenhum comentário:

Postar um comentário