terça-feira, 6 de agosto de 2013

Exercícios Físicos na Gravidez


Por Thaysa Meirelles

Sabe-se que gravidez não é doença. E como qualquer outra pessoa saudável a gestante só tem a ganhar com a prática de exercícios físicos. Logicamente é preciso ter a devida orientação, de acordo com as limitações mecânicas e progresso da gestação, salvo alguma contraindicação médica específica. 
Normalmente indica-se empregar aquelas atividades que a gestante já realizava antes da gravidez, desde que não sejam atividades de impacto, é lógico. No caso da musculação não há contraindicação, é só utilizar o bom senso. À medida que a barriga vai crescendo ocorre um empecilho mecânico à realização de alguns movimentos devendo-se evitar sobrecarga longitudinal na coluna em função da saliência da curvatura lombar.
Especialistas alertam que a prática de exercícios pode trazer muitas vantagens, desde o alívio de desconfortos musculares e articulares até a diminuição das dores do parto. A atividade física na gravidez não é só bem-vinda, mas necessária.
Os exercícios podem auxiliar na diminuição de lesões esqueléticas, reduzir as dores e melhor o padrão cardiorrespiratório da mulher. Segundo médicos, quando a mulher treina durante a gestação ela melhora sua resistência muscular e se prepara para um parto mais tranquilo.

(Fonte: Nutricionista Rodolfo Peres e Ginecologista Cláudia Salomão)

Opinião da Thaysa: Estou com 33 semanas de gestação, já malhava há 10 anos antes de engravidar e, ao contrário da opinião de muitos, não parei os exercícios. Claro que com objetivo e intensidade diferentes e respeitando as limitações do meu novo corpo! Isso tem feito um bem muito grande para minha saúde e uma diferença enorme na minha qualidade de vida por isso queria compartilhar com vocês para que mais mulheres possam usufruir desse benefício e deixar de lado o preconceito gerado pela falta de informação.

2 comentários:

  1. Olá, Tudo bem? Olha, primeiramente quero agradecer pelo conteúdo postado no blog. Suas informações estão me ajudando muito.
    Tenho acompanhado suas dicas para emagrecer depois da gravidez e tenho gostado.
    Um grande abraço e sucesso!
    Att. Raquel
    http://mamaesaradafunciona.com/

    ResponderExcluir
  2. Também criei um blog sobre este assunto. Estou contando a minha história e tentando ajudar a mamães também. Eu também acredito que é possível sim ficar sarada após a gravidez.
    Segue o link: http://mamaesaradafunciona.com/

    ResponderExcluir